sexta-feira, 13 de setembro de 2013

DIÁRIO DE ATIVIDADES – VIII

[aulas de TEATRO DE ANIMAÇÃO EM CAIXAS - professores: Aníbal Pacha e Fernando]
*Projeto de Extensão “Teatro das Coisas – reaproveitamento material e imaterial do mundo”, coordenação: Profº Aníbal Pacha/ ETDUFPA.





Cheguei atrasada na aula passada e assim que pisei em sala avisei logo Aníbal de que eu estava ainda mais dispersa do que na aula anterior... acho que eles perceberam que me bombardeando de perguntas apenas iriam superativar meu lado racional e lógico, dificultando eu entrar em sintonia com eles (como aconteceu na aula passada); então eles apenas mencionaram o procedimento que eu deveria ter em relação ao desenvolvimento da dramaturgia. Essa clareza das ideias me levou naturalmente ao estado de jogo com eles e a turma, sem maiores esforços.

Estou (por hora) meio que limpando e arrumando o sótão... jogando fora o que não preciso mais. Estou dispersa devido aos períodos meditativos aos quais me dedico plena e profundamente atualmente, e minha dispersão nada mais é do que minhas portas e janelas escancaradas com a luz invadindo. Estou como um dia no campo cheio de ventanias, luz do sol, passarinhos, verde, brandura, leveza... uma criança feliz correndo livre nos Campos do Senhor; e por isso não me policio muito como de costume. Não estou pensando tanto por esses dias. Abraço tudo sem distinção. Esse aspecto interior me ajudou a entrar logo em ‘estado de jogo’ com os professores e a turma, e juntei o quebra-cabeças que Aníbal e Fernando se esforçaram a me explicar na aula anterior; a Doxa foi semeada, enfim.

Confesso que nem fiquei tão feliz assim pela compreensão deste ultimo passo do método. Pois, tanto eu quanto as outras integrantes da turma entramos em crise (já não bastavam minhas constantes crises existenciais...). O que eu achava difícil no inicio do processo, ficou ainda pior. Quem sou eu dentro da dramaturgia que eu desenvolvi? Que personagem de ligação eu dou ‘passagem’ agora? Em meio a esta crise de identidade momentânea, entretanto, alcancei a resposta para minha duvida fomentada na aula passada: sim, eu posso sair do meu roteiro cênico para anexar um elemento de ligação dramatúrgica ao meu projeto. Mas e aí? Quem sou eu nessa representação? Uma das alunas se encontrou, eu e as demais ainda estamos buscando esse hiato.

Eis nosso ‘dever de casa’ para as próximas aulas que serão aos domingos, (para entrarmos nas fases de abordagem; imersão; e despedida com o público). Quem é artista sabe que há períodos que não temos mais família, nem final de semana ou feriados; existe apenas o ‘Fogo Palco’. A dedicação, disciplina e estudo são um sacerdócio para o ator/atriz/bailarino(a).  São nossas raízes que o publico não vê, pois sempre oferecemos nossas flores mais belas. “Todo artista deve ir onde o povo está...”


Katiuscia de Sá
14 de Setembro de 2013, 03:02h.
*ouvindo na madrugada “Tempo Perdido” – Legião Urbana.



*Fotos do processo de papietagem de meu suporte em caixa, assistido de perto pelo profº Aníbal.








Nenhum comentário:

Postar um comentário