domingo, 15 de setembro de 2013

DIÁRIO DE ATIVIDADES – IX

[aulas de TEATRO DE ANIMAÇÃO EM CAIXAS - professores: Aníbal Pacha e Fernando]
*Projeto de Extensão “Teatro das Coisas – reaproveitamento material e imaterial do mundo”, coordenação: Profº Aníbal Pacha/ ETDUFPA.





Na aula de hoje, (domingo - 15/09) a turma continuou a finalização de seus respectivos suportes e as integrantes também evoluíram para enriquecerem seus personagens externos. Eu ainda flutuo muito nesse aspecto. Hoje sentei com profº Fernando e ele executou algumas induções acerca de minha (suposta) personagem (que eu ainda oscilo, não sei exatamente quem seja); entretanto, as suas induções me auxiliaram a compor meu suporte do lado de fora, que eu compreendo que enquanto eu não o finalizar com suas metáforas visuais, necessariamente eu não encontrarei minha personagem externa.

Hoje levamos nossos suportes para casa, e percebo que o meu ainda não está finalizado. No meu quarto eu o observo, analiso, estudo algumas possibilidades imagéticas... para compreender qual metáfora visual ele ainda necessita para dar ‘passagem’ à minha personagem. E nesse processo eu recorro à terceira aula quando Aníbal nos falou sobre a linguagem plástica para compor nossas caixas. Analisando meu suporte em casa, talvez eu tenha encontrado algo para ajudar no desenvolvimento da composição visual dramatúrgica, e por consequência ajudar dar ‘passagem’ à minha personagem. Mas tudo ainda é experimentação, tentativas. Continuarei explorando meus estudos sobre esse ponto.

Não estou tão em crise quanto estava na aula passada. Sinto-me em paz, em harmonia, devido minhas horas de meditação e Hatha Yoga; e acredito que por isso mesmo esse método criativo de Teatro de Animação em Caixas está sendo assimilado com outra velocidade e intensidade. O intrigante é perceber que começo a adoecer... isso sempre acontece quando estou às voltas com atividades ligadas ao Teatro, minha garganta sempre inflama (às vezes até perco a voz; e isso é um dado que reforça minha preferencia ao exercício do Teatro Físico... pois normalmente não requer o uso da voz). Essa curiosidade deve está ligada ao fato de eu ter que superar sempre minha timidez para executar minhas atividades teatrais de contato direto com o publico, e isso afeta em cheio meu Chacra Laríngeo; é minha reação somática ao ter que lidar com minhas tensões para trabalhar essas energias. Já evolui bastante, não sinto mais medo do palco (como no inicio, há oito anos atrás), não fico nervosa, até me divirto bastante e curto entrar em estado de ‘jogo’, e me proponho estar sempre ‘disponível’ para esses processos. Eu enveredei pelo teatro justamente com esta finalidade: superar minha timidez e desenvolver minhas capacidades comunicativas e de interatividade. O Teatro é um incrível portal consciente para o autoconhecimento.

Nossas próximas aulas serão na rua, com o contato direto com o publico. A meu turno continuo investigando meu suporte, tento escutá-lo para alcançar qual metáfora visual ainda está faltando para a ligação dramatúrgica e para ancorar minha personagem.


Katiuscia de Sá
16 de setembro de 2013, 00:48h.




Nenhum comentário:

Postar um comentário