sexta-feira, 13 de setembro de 2013

DIÁRIO DE ATIVIDADES - I

[aulas de TEATRO DE ANIMAÇÃO EM CAIXAS - professores: Aníbal Pacha e Fernando]
*Projeto de Extensão “Teatro das Coisas – reaproveitamento material e imaterial do mundo”, coordenação: Profº Aníbal Pacha/ ETDUFPA.


Como são as coisas! Hoje pela manhã, tive de resolver uns probleminhas pra minha tia e fiz meu desjejum na casa dela, sem querer (por total desatenção e esquecimento mesmo)  tomei um copo até a tampa de café. (Oh, no!). E o que aconteceu após uns 40 minutos? Eu estava agitadéééééérrima!!!!! Minha mente estava a dois mil por hora, e meu corpo elétrico por causa da cafeína, e então lembrei: “putz! Tomei café...”

Como sou hiperativa, evito (eternamente) alimentos e ambientes que me remetem (mais ainda) a hiperatividade mental e/ou física quando preciso de meu psicofísico interagindo de forma centrada no meu cotidiano; mas busco estímulos quando preciso desse estado dilatado para o teatro ou dança, atividades que pedem meu corpo preparado para o extra cotidiano (o que não era o caso hoje pela manhã), mas como tudo está conectado.... tive um dia lindamente coerente e muito divertido!

Meu raciocínio acelerado me ajudou muito hoje a tarde durante minha aula de teatro a qual explana e nos ensina uma linguagem teatral e abordagem totalmente novas e desafiadoras pra mim: Teatro de Animação em Caixa. As “imagens disparadoras” levam o ator-criador experimentar caminhos criativos muito diferentes para seu desenvolvimento dramatúrgico – próprio para este tipo de teatro – um processo onde a palavra falada/escrita adormece para emergir imagens como ferramenta comunicativa e de ligação entre o expectador e o atuante.

Essa linguagem corteja um pouco com a linguagem de Teatro de Formas Animadas mais pura e resgata a essência da comunicação humana, e isso pede ao actante outro nível de compreensão e relação com as ideias, coisas e palavras. É um refinamento linguístico impressionante! Talvez se eu estivesse com minha mente e meu espirito blasée, (como normalmente eu fico), eu não alcançasse o raciocínio necessário para compreender a aula de hoje.

E após minha aula fui direto assistir um filme na sessão cult no IAP, pois havia combinado com meu amigo de nos encontrarmos lá. Já havíamos nos falado antes pela manhã, e como nos conhecemos há sete anos, eu notei que ele estava meio fechadão, com o semblante um pouco atormentado. Perguntei varias vezes durante nossa conversa, se ele estava bem, mas ele não quis tocar no assunto. Então o convidei pra assistir GOSTO DE CEREJA (Abbas Kiarostami), e foi certeiro! Eu já havia assistido aos meus 23, pelas mãos de meu ex-marido, e o filme àquela época já havia me falado, e ele igualmente levou uma boa mensagem ao meu amigo dialogando com seu momento atual. E após a sessão, meu amigo e eu ainda conversamos mais de duas horas.

E justamente pela minha agitação mental (por causa da cafeína ingerida pela manhã), meus sentidos e pensamento estavam superlativos, acelerados, cleans, objetivos, retos, me ajudando a mergulhar nos assuntos que conversávamos. Graças a Deus minha linha de raciocínio e fluência verbal estavam tão claros que também fui certeira nos conselhos que lhe dei. Como meu amigo também tem dislexia, nós temos meio que uma forma semelhante de absorver e raciocinar sobre a vida, e por isso mesmo falamos a mesma língua. Eu fiquei deveras feliz em tê-lo ajudado a compreender umas sutilezas que pessoas disléxicas, como nós, possuímos e que precisamos lidar todos os dias, umas coisinhas que ele ainda não havia percebido, e por isso mesmo sofria desnecessariamente em algumas situações. Foi como se eu limpasse as lentes de seus óculos e ele agora enxerga melhor a Luz a sua volta... Ganhei meu dia por causa disso.

No final das contas, meu amigo me levou até em casa e aprofundamos mais ainda nossa conversa. Meu presente de hoje foi saber dele, que o que eu havia dito o fez repensar sobre muitas questões que o angustiavam. Fiquei muito feliz de fato, pois meus amigos são a minha família, mesmo com nossas diferenças de pensamento, religião, convicções, etc., são as pessoas que eu amo, respeito muito e que estou sempre disponível, presente e pronta a ajudar!  Realmente meu dia foi lindo hoje. E viva o café, o Teatro, o Cinema e a Educação Somática!
=)
  
Katiuscia de Sá
26 de agosto de 2013, 23:59h

Nenhum comentário:

Postar um comentário