terça-feira, 31 de março de 2015

Relato #3: Estágio Supervisionado à Docência

MESTRADO ACADÊMICO EM ARTES – PPGARTES/ICA/UFPA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO – 3º dia: 25/03/2015
DISCIPLINA: Teatro de Animação – Prof. Aníbal Pacha
INSTITUIÇÃO: Escola de Teatro e Dança – Universidade Federal do Pará
CURSO: Licenciatura Plena em Teatro
DIÁRIO DE ATIVIDADES – Katiuscia de Sá




Imagem: Escher




O ANEL DE MÖEBIUS: a desconstrução do corpo do ator

Através de um pequeno exercício prático, a partir da terceira aula, profº Aníbal iniciou a jornada de desconstrução do corpo do ator para a manipulação de objetos. Essa "desconstrução" se faz necessária para que o artista estabeleça num primeiro momento, uma neutralidade expositiva corporal frente ao seu objeto de manipulação - essa é a forma clássica, histórica e tradicional que a arte da manipulação inscreveu ao longo de sua trajetória, posto que na atualidade já há quebras nessa "neutralidade" do corpo do ator bem como abertura para que sua própria figura contracene com o objeto manipulado pelo mesmo (isso foi mostrado nesta mesma aula). 

O exercício consistia em desconstruir a organização das fibras de uma folha de papel sulfite A4 para que depois os alunos a modelassem sem dobrar, fazendo-a se transformar em um objeto 3D qualquer, ou seja, conferindo volume na forma. Depois cada um dava vida ao objeto propondo ações decupadas para os mesmos; nesse ponto, deveriam ter o cuidado para evitar de o ator "aparecer" mais do que o objeto em cena. Esse estado de ação do ator-manipulador é que confere a ânima ao objeto manipulado. Aqui eu faço analogia com o sentido da forma do Anel de Möebius, cujos dois lados se tocam formando apenas um, metáfora que utilizo para fazer compreender o papel do "duplo" do ator se manifestando através do objeto manipulado por ele, sendo que toda energia cênica (ânima) de dentro do ator estará sendo visível através da parte externa do objeto.

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